Tradicional bar O Cravinho é interditado durante fiscalização em Salvador
16/10/2025
(Foto: Reprodução) ´O Cravinho´ é interditado durante fiscalização da Polícia Civil e Vigilância Sanitária
O tradicional bar O Cravinho, localizado no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, foi interditado nesta quinta-feira (16), após uma fiscalização.
Segundo a Polícia Civil (PC), foram encontradas irregularidades na fabricação e comercialização de bebidas, incluindo a falta de autorização para a produção dos destilados.
Também foram identificadas infusões alcoólicas e dois produtos engarrafados, sem registro para produção e comercialização.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Durante a ação, os barris das bebidas foram isolados e cinco amostras foram coletadas para análise do DPT. Conforme pontuou a policia, a proprietária do estabelecimento será intimada para prestar esclarecimentos à autoridade policial.
Tradicional bar Cravinho é interditado durante fiscalização em Salvador
TV Bahia
Em nota, os donos do bar O Cravinho negaram os pontos apontados pela polícia e que um dos proprietários irá pessoalmente à sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para dar continuidade ao processo de esclarecimento e liberação da venda. (Leia posicionamento na íntegra abaixo)
A ação foi realizada por equipes da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), em parceria com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), o Procon-BA, a Codecon e o Mapa, em mais uma etapa da Operação Bebidas Etílicas na capital baiana.
O objetivo é fiscalizar e apreender bebidas alcoólicas consideradas impróprias para o consumo, em diferentes pontos de Salvador. Houve ação também em Pernambués, onde garrafas de cachaça sem origem comprovadas e produtos fora do prazo de validade foram encontrados.
Intoxicação por metanol acende alerta
Com a investigação de suspeitos de intoxicação por metanol na Bahia, o alerta para a situação aumentou no estado. A substância é tóxica porque, ao contrário do etanol, não consegue ser metabolizado pelo corpo humano.
O Ministério da Saúde divulgou na quarta-feira (15) uma nova atualização sobre os casos de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.
Até agora, o país soma 148 notificações:
41 confirmações,
e 107 investigações em andamento
Outras 469 ocorrências foram descartadas.
Os casos confirmados estão distribuídos por quatro estados:
São Paulo (33),
Paraná (4)
Pernambuco (3)
e Rio Grande do Sul (1).
Icônico bar O Cravinho
Localizado no Largo Terreiro de Jesus, O Cravinho é um dos estabelecimentos mais emblemáticos de Salvador. O estabelecimento conta com misturas artesanais de cachaça com ervas, flores, frutas e raízes.
O espaço tem estilo rústico, com decoração em madeira nobre, barris de madeira onde as infusões envelhecem e conta com atendimento na entrada para venda das bebidas para quem deseja consumir no local ou levar em embalagens.
As infusões são preparadas artesanalmente, muitas vezes já com parte do processo de maturação nos barris, com ingredientes como cravo, canela, jatobá, erva‑doce, capim santo, gengibre, entre outros.
Além das bebidas, O Cravinho oferece comidas típicas de bar, especialmente para acompanhar a bebida. Um dos pratos mais famosos do cardápio é a moela de galinha com molho “lambão” (apimentado).
O que dizem proprietários
"Os proprietários Jolival Reis e Meire Gomes, do tradicional bar O Cravinho do Pelourinho, vêm a público esclarecer informações incorretas que circulam sobre a interdição temporária do estabelecimento, ocorrida nesta quinta-feira (16), durante uma operação de fiscalização conjunta realizada por órgãos estaduais e federais.
Não é verdade que a operação tenha constatado comercialização de produtos sem nota fiscal ou ausência de alvará de funcionamento. O Cravinho está com sua documentação regularizada e em pleno cumprimento das normas legais e sanitárias vigentes.
Neste momento os proprietários se recusam a manter as portas abertas sem comercializar o tradicional cravinho, bebida artesanal feita com cachaça e especiarias — produto símbolo da casa e da cultura baiana, já que não há nada de errado com o produto, nem com o estabelecimento comercial. Jolival Reis e Meire Gomes ressaltam que não há qualquer ilegalidade na produção ou comercialização da cachaça artesanal do Cravinho, reconhecida há mais de quatro décadas pela sua qualidade e tradição.
No dia 1º de outubro, o bar solicitou laudo técnico ao laboratório da Universidade Federal da Bahia (UFBA), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), para análise e certificação do produto. A amostra foi entregue no dia 3 de outubro, e o Cravinho aguarda o parecer oficial.
Cabe destacar que a operação não identificou nenhuma irregularidade de qualquer ordem no local. O proprietário informa que irá pessoalmente ao Ministério da Agricultura nesta sexta-feira (17) para dar continuidade ao processo de esclarecimento e liberação da venda do cravinho.
Com mais de 40 anos de história, o Cravinho é patrimônio afetivo e cultural de Salvador, referência de hospitalidade e resistência no Centro Histórico. Reiteramos nosso compromisso com a legalidade, a qualidade dos produtos e o respeito ao público, que há décadas faz do Cravinho um dos símbolos do Pelourinho e da cultura baiana".
LEIA TAMBÉM:
Francês prova 'cravinho', bebida do Pelourinho: 'gostoso'
Casos suspeitos de intoxicação por metanol na Bahia são descartados pela Sesab
Intoxicação por metanol foi causa das mortes de pelo menos 51 pessoas na Bahia na década de 1990; relembre
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻